quarta-feira, 9 de abril de 2008

Post de homenagens

No dia 18 de março de 2008, o geólogo Patricio Americano - meu pai - recebeu, no Salão Nobre do prédio sede da Petrobras, no centro do Rio de Janeiro, a notícia e o prêmio por sua vitória pelo primeiro lugar no Prêmio Petrobras de SMS 2008 enfocando o tema saúde.

Nós, natalenses, temos a mania de dizer que Natal é um ovo. Sim, é um ovo..é pequeno demais, todo mundo se conhece, ou já ouviu falar de outrem. Mas o que me dizem disso:
O prêmio foi entregue ao meu pai, pelo diretor executivo de Exploração & Produção - Corporativo, o senhor Francisco Nepomuceno Filho, que foi estudante da Unicamp, onde ensinava Irã, primo de meu pai e, portanto, seu ex professor.

Estou fazendo esse texto, porque, primeiramente, meu pai chegou do trabalho ontem, depois de passar um mês fora, e então, nos contou mais sobre a premiação, o projeto e afins.

O prêmio foi dado ao meu pai e a um colaborador, o técnico de exploração Antônio de Fátima Lima, com quem meu pai fez questão de dividir a bonificação em dinheiro. Eles projetaram um equipamento de lavagem de cascalhos que evitaria contaminação das amostras das perfurações das rochas, em busca de petróleo, e proporcionaria uma posição mais confortável e coerente para seus manuseadores.


( Projeto e equipamento construído, respectivamente )

Então, os trabalhadores que antes tinham que ficar em posições desconfortáveis e danosas à saúde de sua coluna;







Agora trabalhariam dessa maneira:






A cerimônia contava com uma platéia seleta, formada por cerca de 300 à 500 funcionários. O prêmio foi criado em 2006. Este ano, 193 projetos foram inscritos, 10% a mais que na edição anterior e 39 foram selecionados como finalistas. Dentre esses 39, o trabalho do geólogo Americano foi escolhido em primeiro lugar.

Meu pai foi o único que teve a vontade e o prazer de apertar a mão de todos os convidados importantes que ficaram atrás dele durante a apresentação do trabalho. Porém, seu maior prazer mesmo, foi apertar a mão de um geólogo, como ele, que chegou à presidência da Petrobrás, no primeiro governo de 'Lula-lá'. Hoje ele é presidente da BR-Distribuídora. Seu nome é José Eduardo Dutra e ele é senador do PT.
"Era a mão desse aqui que eu queria apertar! Eu apertei a mão dele, que já foi meu presidente. Ora, eu já apertei a mão de Lula, que é presidente dele também! De todos nós!".

Infelizmente, o atual presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, teve que se ausentar após seu discursso de abertura, pois tinha uma viagem urgente para Brasília, onde teria uma reunião com o presidente da República e teria que estar de volta pela manhã. Então, meu pai não pôde apertar sua mão também.

Aqui seguem algumas fotos que meu pai trouxe de viagem, para ilustrar meu texto:


Nessa foto, o senhor mais alto é o presidente da Petrobrás e o primeiro, da direita para a esquerda, trajando cinza, é o J. E. Dutra.



Nessa outra, meu pai está apresentando o trabalho.



Nessa, recebendo o prêmio das mãos do Nepomuceno Filho.



Aqui é ele com o troféu, depois da cerimônia.



Também depois da cerimônia, na foto que disseram pra ele ser a oficial.

Bem, aproveitando o embalo, vou falar de Lula. O nosso presidente acumula, nos dias atuais, cerca de 80% de positivismo nas pesquisas sobre satisfação do povo para com o seu governo, vigente no SEXTO ano de mandato. À essa altura, o normal é que os presidentes já tenham perdido popularidade.
Nesses 80% enquadram-se as modalidades "bom", "regular" e "ótimo". Oitenta porcento não é pouca coisa...Parece que as tentativas constantes de manipular as massas através da mídia que a Globo anda exercendo não tem surtido muito efeito..;)



Foi no governo de Lula que a Petrobrás atingiu a auto-suficiência do petróleo no Brasil. Empresa tal, que é constituída por grandes e grandes homens, representando desde a mão-de-obra braçal, até a super qualificada: engenheiros, geólogos, químicos..e dentro de pouco tempo, os químicos do petróleo que se formaram na nossa universidade federal! Dentre eles, a minha irmã, Winnie =D
Se Deus quiser, é claro..

Pena que pouco se fala e pouco se orgulha da empresa nacional líder de tecnologia de ponta em extração de petróleo no mar, os hidrocabornetos que movem a economia mundial e que promovem Guerras, como esta que está na nossa cara, a revoltante Guerra do Iraque.

Conversando com minha mãe, descobri que meus pais, a quem eu julgava conservadores, já participaram de protestos de cunho social, inclusive, de uma greve dos petroleiros. Minha mãe deixava eu e minhas irmãs sob os cuidados da minha avó paterna e ia com meu pai participar das manifestações.
Também falou um pouco mais sobre os membros da minha família que sofreram tortura na ditadura brasileira.
O nome do meu pai, Americano, foi posto para que não desconfiassem que meu avô paterno era comunista..já que ele já estava sendo visado.
Tá no sangue. Só pode ser.

Nenhum comentário: