quinta-feira, 17 de julho de 2008




Paródia de uma propaganda francesa contra o Plano Marshall.
Meu forte não é o desenho...e sim a crítica.

Post curto..Inspiração de uma indagação vinda de leitura sobre o fim do socialismo: É possível um regime socialista viver em um mundo onde o capitalismo é predominante?
Hm.

Tira pelas NEPS, perestroika..
Por exemplo; há uma estiagem ou outro problema qualquer que afete a produção agrícola sobre produtos de consumo básicos. Como fazer? Deixar a população com fome?

Eu acho que o problema da União Soviética foi a Guerra Fria. Ela se fechou pro capitalismo, mas investiu apenas na indústria de base, bélica e astronômica. Corrida armamentista e intelectual, competindo com os Estados Unidos; Chegando a um ponto em que mandaram o primeiro satélite artificial pro espaço e competiam de igual pra igual em se tratando de poder nuclear com o inimigo capitalista; mas não conseguiam produzir máquinas eficientes pro trabalho agrário.


E sobre os Estados Unidos, uma coisa que eu acho muito engraçada.
A sede da ONU fica em Nova Iorque. E, obviamente, a vontade norte-americana tem muito peso nas decisões dela..até porque, eles fazem parte dos cinco assentos permanentes de lá. E, supostamente, a ONU deveria lutar pela paz mundial. Quando ela discordou sobre a invasão do Iraque, o Bush foi lá e invadiu, do mesmo jeito. E olha só, que curioso: justamente quando suas reservas de petróleo tem previsão pra acabar! Fala sério..
São hipócritas demais. Falam e falam sobre os pobrezinhos que morreram no SUPOSTO ataque de 11 de setembro - existem muitas provas irrefutáveis que apotam para fraudes - mas não falam sobre os civis que eles atormentam e matam, A TROCO DE QUÊ, MEU DEUS?
Só pensam em dinheiro.

Mas o pior são os cidadãos norte-americanos apoiando tudo isso. Claro, patriotismo lá comanda. Falar mal do presidente é não ser patriota. Apoiar as decisões do governo é seu dever.

Por falar nisso, super bem contextualizados esses cidadãos, ein?
Repara só: http://www.youtube.com/watch?v=quu_1QwFEEU

Vê isso e depois a gente conversa.

Um comentário:

sobreosdias disse...

Acredito que o socialismo é viavel quando bem planejado e muito distante da corrupção. Não adianta nada uma cuba aonde milhares tem tão pouco enquanto no mesmo chão se banham em riquesas os lideres destes.