terça-feira, 30 de setembro de 2008

Nada sobre o mundo

Ou tudo sobre ele? Afinal, a sociedade é feita de seres humanos.
Schopenhauer que me dê a honra da discordância, mas eu me apego aos meus entes e não desejo sua partida.
Não falo aqui em prol dos sonhadores, romancistas.."Todos os meus caminhos começam com o pé no chão".
Acho que se trata de apenas mais um devaneio..Desses que se tem todo dia.

Existe, em algum canto, um ditado que diz que a gente só sabe da dor alheia, quando acontece com a gente.

Eu nunca tinha parado para pensar na fragilidade do ser humano, na leviandade da vida antes de vê-la ser interrompida à queima roupa.

Já parou pra pensar? Planos. Todo mundo tem, não é? A vida se sustenta de planos..afinal, viver um dia após o outro, sem perspectivas, é maçante.
Quais são seus planos? Comprar um carro? Ter um filho? Viajar o mundo? Conhecer alguém especial? Ficar com alguém especial que você já conhece? Cuidar dos filhos que você já tem? Ter um bom emprego, ajudar pessoas carentes, fazer um filme?
Tantas coisas..

..Aí você sai do trabalho, pega um ônibus e chegam dois caras dizendo que "isso é um assalto". Alguém se descontrola e...pronto; um tiro e todos os planos ficaram pra trás.

Isso não é estranho?

Eu tive aula com um professor particular em uma noite. Ele saiu da minha casa e algumas horas depois, minha mãe ligou pra ele pra confirmar a aula do dia seguinte; mas no dia seguinte, ele não apareceu. Depois chegou a notícia de que ele havia levado um tiro certeiro na cabeça e estava somente esperando a hora de desencarnar, no hospital. Aquele mesmo cara, que estava comigo, sentado à mesa, me ensinando química e fazendo brincadeiras pra tentar fazer o assunto fluir. Nunca mais vou ver na vida. E o filhinho dele de poucos meses? E a mulher? E o concurso no qual ele tinha acabado de passar? Acabou; assim, como vento.

Acho que é por isso que Renato Russo dizia "é preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há".

Não me envergonho de me apegar àqueles que merecem meu apego. Não é sentimentalismo barato..é ser humano. É claro que nada acontece por acaso..mas ainda não estou no nível de elevação espiritual em que isso é suficiente para que eu aceite perder alguém.

Mas enfim...chega de baixo astral.
Post meio atípico, muito pessoal. Mas é isso.

Nenhum comentário: